quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Projeto de Intervenção


          O projeto de intervenção baseia-se na pesquisa realizada no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro no período de seis meses junto aos vendedores ambulantes. Verificou-se durante o período da pesquisa o modo precário de vida e trabalho dos ambulantes.
         Justificativa: O projeto de intervenção tem como objetivo formalizar esses trabalhadores informais, inserindo-os no programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior onde se formalizam em Empreendedores individuais. 
                Problematização: Por muito tempo, vimos que essa massa se trabalhadores, os camelôs não são reconhecidos e muito menos, valorizados, como uma classe de trabalhadores, mas sim, como criaturas sem valores, conceitos, limpeza, etc..
               Objetivo geral: Com toda informalidade de trabalho dos camelôs, são excluídos pela sociedade como se o seu trabalho tivesse menor importância com relação às demais profissões. A informalidade lhe era a melhor saída. Pois, se tivessem que arcar com as despesas tributárias exigidas para a legalização do seu empreendimento, se fossem obrigados a pagar os impostos devidos pela compra e venda das mercadorias, ficariam impedidos de se estabelecerem. Com a formalidade, seriam vistos como cidadãos por toda a sociedade. 
               Objetivo específico: Os trabalhadores dessa categoria (camelôs) poderão usufruir de benefícios que até então, não podiam, como: Cobertura Previdenciária, Contratação de funcionário com menor custo, Isenção de Taxas para o registro da Empresa, Ausência de burocracia, Acesso a serviços bancários e créditos, Compras e vendas em conjuntos, Redução da Carga Tributária, Controles Simplificados, Emissão de Alvará pela Internet, Cidadania, Mais facilidade em vender para o Governo, Serviços Gratuitos, Apoio Técnico do SEBRAE na Organização do Negócio, Possibilidade de Crescimento como Empreendedor, e Segurança Jurídica
                Procedimentos operacionais: Para criar propostas e metas para o Projeto de intervenção reunimos toda a equipe da secretária de Assistência Social da prefeitura do Rio de Janeiro para realizarmos através de palestras e cartazes. As palestras e cartazes serão distribuídas com o intuito de divulgar e de apresentar o programa. Os Assistentes sociais ficarão responsáveis pela execução do projeto, através das palestras e visitas a Lapa levando tendas e computadores para que os ambulantes tenham acesso a internet e possam se conectar ao site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em um período de uma semana.
              Público-alvo: O programa tem o objetivo de inserir os ambulantes presentes no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro.
              Metas quantitativas: O projeto tem por objetivo, atingir o alcance de 100% dos camelôs, das ruas da Lapa e ter sucesso com pelo menos, 80%. A tenda ficará alocada durante 1(uma) semana, das 13 às 18hrs, assim, podendo ser vista pelos diferentes turnos dos camelôs.
             Avaliação e Controle: Pretendemos atingir todos os camelôs, do bairro da Lapa. Ao término do projeto, serão verificados através dos formulários, junto à Instituição, quantos camelôs aderiram ao Programa
 Recursos: Os recursos humanos utilizados serão quatro assistentes sociais, quatro contadores, um administrador e dois auxiliares administrativos. Os recursos materiais serão utilizados: uma tenda com computadores, panfletos e cartazes. Nos recursos financeiros serão gastos com a alimentação, salários, luz.
           



Nenhum comentário:

Postar um comentário